Endometrite Crônica

Para que esse diagnóstico seja estabelecido é necessária a realização do estudo de material da cavidade uterina obtido através da biópsia do endométrio...

Hoje responderemos a mais uma dúvida comum na clínica diária.

 

Fui diagnosticada com endometrite crônica, é muito grave?

 

Posso engravidar?

 

Estudos recentes têm demonstrado que 30,3 a 66% das pacientes com Falha Repetida de Implantação (FRI) após realizar fertilização assistida apresentam processo inflamatório na cavidade uterina conhecido como Endometrite Crônica (EC).

 

Para que esse diagnóstico seja estabelecido é necessária a realização do estudo de material da cavidade uterina obtido através da biópsia do endométrio (cavidade interna do útero).

Uma vez confirmada a presença de EC o tratamento é bastante simples. A maioria das pacientes responde a terapêutica com antibiótico via oral por duas semanas.

 

Nos casos em que a avaliação após tratamento comprova resolução da EC, as taxas de sucesso nos novos ciclos de Fertilização Assistida aumentam significativamente, ou seja, a EC por fator infeccioso é hoje considerada uma causa “curável” de FRI.

 

No entanto, quando mesmo após o tratamento a EC persiste, podemos estar diante de outras causas para a falha de implantação, às vezes não infecciosas, e nesses casos outros fatores deverão ser pesquisados.

Compartilhe:

Veja também:

Checklist da tentante

Se você é tentante ou considera ser, nunca é cedo demais para começar a se preparar para a gravidez! Com isso, nós listamos, em forma de checklist, o que você deve fazer para manter a sua saúde pré-concepcional em dia e consequentemente aumentar as suas chances de ter uma gravidez…

Doação de embriões: tudo o que você precisa saber!

Entre as causas que geralmente demandam a busca pela recepção de embriões doados estão idade avançada da mulher, várias tentativas de FIV sem sucesso, aborto de repetição, produção independente ou a busca de gravidez por casais homoafetivos

Vacina contra Covid-19 e infertilidade

Como medida de contenção do vírus, estima-se que mais de 10,4 bilhões de doses da vacina já tenham sido aplicadas em todo o mundo. Entretanto, uma dúvida para quem tem o desejo de ter filhos surgiu: a vacina influencia na fertilidade ou nos tratamentos de reprodução assistida?