A Acupuntura é uma forma de tratamento originada na Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica utiliza-se de estímulos em regiões anatômicas específicas localizadas sob a superfície corporal. Acredita-se que tais intervenções começaram há mais de 4 mil anos na China. Deste 1979 a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a Acupuntura para tratamento de diversas condições clínicas.
A Acupuntura traz benefícios em diversas áreas da saúde humana. Resultados promissores têm sido obtidos no combate ao estresse, ansiedade, tratamento para alguns quadros alérgicos e dores em geral, minimizando uma série de sintomas, e diminuindo o uso de medicação nestes pacientes.
Além das aplicações narradas acima, na área reprodutiva, estudos recentes apontam a Acupuntura como uma prática que traz benefícios para casais que desejam engravidar, mostrando-se eficiente na regularização de ciclos menstruais femininos. Além disso, favorece a resposta ovariana, através do equilíbrio hormonal.
Nos casais que serão submetidos às técnicas de Fertilização Assistida a acupuntura pode auxiliar na diminuição dos possíveis efeitos colaterais das medicações utilizadas, tais como irritabilidade, aumento de peso, edema e dor de cabeça além de ajudar no controle do estresse e ansiedade inerente a todo o processo.
Quanto ao papel da Acupuntura diretamente no sistema Reprodutor, pode atuar aumentando o fluxo sanguíneo na região pélvica, contribuindo para a nidação, aumentando com isso as taxas de implantação.
Em síntese, essa técnica de largo espectro é mais uma ferramenta que pode ser acrescida no arsenal terapêutico da Medicina Reprodutiva.