Com isso, nós listamos, em forma de checklist, o que você deve fazer para manter a sua saúde pré-concepcional em dia e consequentemente aumentar as suas chances de ter uma gravidez… e de que essa gravidez seja saudável.
E lembre-se, para algumas pessoas, preparar o corpo para a gravidez leva alguns meses. Já para outras pessoas, pode demorar mais, seja este o seu primeiro, segundo ou terceiro bebê. Não desanime e cuide-se!
Checklist:
1. Verifique e atualize sua caderneta de vacinação
Certas vacinas são contraindicadas na gravidez e devem ser atualizadas antes da gestação, aguardando-se após a aplicação, a depender da vacina, para iniciar as tentativas. Essas vacinas são: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela (catapora), HPV e febre amarela.
Outras vacinas também são importantes e devem ser atualizadas o quanto antes, porém podem ser tomadas também durante a gravidez sem risco: influenza, hepatite B, difteria, tétano e coqueluche.
2. Cuide da sua saúde bucal
Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais e alguns tratamentos dentários não são indicados nesse período!
Contudo é importante reforçar que mulheres com enfermidades como a gengivite, por exemplo, podem ter complicações durante a gravidez.
3. Marcar uma consulta pré-concepcional
Essa é uma boa oportunidade de rever medicamentos em uso, sorologias e outros assuntos.
4. Praticar a higiene do sono
Dormir é uma das práticas primordiais para o bom funcionamento do organismo humano, seja para tentantes ou quem não está tentando.
5. Manter o controle de peso, praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação
O excesso de peso corporal tem sido associado como fator de risco para infertilidade, mesmo entre mulheres com ciclos menstruais regulares.
6. Parar de fumar, reduzir a bebida alcóolica e o consumo de café
O hábito de fumar está associado a um aumento no risco de abortamento (aumenta em até 27%) e gravidez ectópica (gravidez nas tubas). O consumo excessivo de bebidas alcóolicas pode diminuir as taxas de gravidez espontânea e o índice de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro e segundo pesquisas, consumir muita cafeína enquanto você está tentando engravidar pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
7. Cuidar com muito carinho da sua saúde mental
É necessário resiliência para lidar com esse momento e é importante dar atenção às emoções essenciais.
No mais mantenha seus exames em dia, siga todas as orientações médicas e caso esteja tentando há mais de 1 ano (mulheres até 35 anos) ou mais de 6 meses (mulheres acima de 35 anos) procure ajuda de um especialista em medicina reprodutiva.