A contagem de folículos antrais (CFA) é uma avaliação médica, feita através de ultrassonografia transvaginal. Nesse exame são medidos e contabilizados, nos dois ovários, todos os folículos com diâmetro médio entre 2 e 10 mm. Esse estudo, deve ser realizado nos primeiros dias do ciclo menstrual da mulher, quando ocorre o recrutamento folicular ovariano.
Com isso, se você se perguntou: por que medir esses folículos?
A resposta é que os folículos nessas condições apontam como está a reserva ovariana da paciente, ou seja, mostra indiretamente como está o potencial reprodutivo dela.
Essa importante ferramenta nos auxilia a:
1- Decidir a proposta de tratamento para cada paciente individualmente.
2- Predizer a provável resposta dos ovários aos medicamentos de estímulo do crescimento dos folículos para Inseminação Intrauterina, Fertilização “In vitro” ou preservação da fertilidade feminina (congelamento de óvulos).
Alternativa ao exame, a dosagem do hormônio antimulleriano (AMH) também pode auxiliar na previsão da resposta ovariana e do potencial reprodutivo das pacientes, porém, sem ter o benefício de avaliar o conjunto da anatomia útero-ovariana, além de habitualmente ter um custo mais elevado envolvido.
Mas este hormônio (AMH) é assunto para um próximo post! Fique de olho no nosso FEED para conferir!