Exames obrigatórios antes da realização de FIV

O casal que se submeterá ao tratamento de Fertilização In Vitro (FIV), deve realizar alguns exames obrigatórios, conforme estabelecido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

O casal que se submeterá ao tratamento de Fertilização In Vitro (FIV), deve realizar alguns exames obrigatórios, conforme estabelecido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

– Pesquisa de hepatite B, através dos exames Antigeno HBs (Antígeno Austrália) e pesquisa dos
anticorpos Anti-HBC, fração IgG e IgM
– Pesquisa de HIV, através do exame Anti HIV I e II
– Pesquisa de hepatite C, através do exame anticorpo Anti HCV
– Pesquisa da virose HTLV, através do exame anticorpo anti HTLV I e II
– Pesquisa de Sífilis, através do exame VDRL (e eventualmente do exame FTA-ABS)
– Pesquisa de Zika Vírus, através do exame que detecta os anticorpos IgG e IgM

Todos estes exames precisam ser coletados até 6 meses antes da data da coleta dos óvulos e da coleta do ejaculado espermático. O exame que pesquisa Zika vírus precisa ser coletado até 30 dias antes da aspiração dos óvulos. Se a transferência embrionária ocorrer após mais de 30 dias após a coleta dos óvulos, este exame precisará ser repetido (na mulher).

Se a mulher estiver participando de programa de doação de óvulos, além dos exame acima relacionados, é necessário a coleta de secreção obtida no canal cervical uterino para pesquisa de algumas bactérias (bactérias aeróbias; Chlamydia, Neisseria, Mycoplasma e Ureaplasma), além de exame de sangue para realização e cariótipo (estudo genético que avalia o número de cromossomos) e pesquisa de Covid 19 (este último exame precisa ser coletado até 5 dias antes da aspiração dos óvulos).

Compartilhe:

Veja também:

Checklist da tentante

Se você é tentante ou considera ser, nunca é cedo demais para começar a se preparar para a gravidez! Com isso, nós listamos, em forma de checklist, o que você deve fazer para manter a sua saúde pré-concepcional em dia e consequentemente aumentar as suas chances de ter uma gravidez…

Doação de embriões: tudo o que você precisa saber!

Entre as causas que geralmente demandam a busca pela recepção de embriões doados estão idade avançada da mulher, várias tentativas de FIV sem sucesso, aborto de repetição, produção independente ou a busca de gravidez por casais homoafetivos

Vacina contra Covid-19 e infertilidade

Como medida de contenção do vírus, estima-se que mais de 10,4 bilhões de doses da vacina já tenham sido aplicadas em todo o mundo. Entretanto, uma dúvida para quem tem o desejo de ter filhos surgiu: a vacina influencia na fertilidade ou nos tratamentos de reprodução assistida?