Dr. Meus ovários podem envelhecer mais rápido que eu?

O diagnóstico na maioria das vezes é realizado pelas queixas do paciente...

Hoje vamos responder uma pergunta frequente entre as mulheres.

 

Dr. Meus ovários podem envelhecer mais rápido que eu?

 

Para entendermos melhor esta pergunta devemos lembrar que a idade cronológica (data que você nasceu), nem sempre corresponde a sua idade biológica (idade que seus órgãos aparentam). Diversos fatores podem influenciar nesta diferença entre as idades, como, tabagismo, stress, uso de medicamentos, consumo exagerado de café ou cafeína, doenças e hábitos de vida.

 

Especificamente ao ovário, existe uma entidade chamada Falência Prematura de Ovário (FOP), que é caracterizada pela perda prematura (antes dos 40 anos de idade) de função do ovário.

Esta perda de função tem implicações clínicas para a mulher, visto que pode afetar seu potencial reprodutivo, diminuindo a capacidade de gerar uma gravidez.

 

Em alguns casos, a FOP pode se manifestar mesmo antes dos 35 anos de idade. As causas mais comuns para esta FOP são: História familiar de FOP; Uso de quimioterapia; associação com Vitiligo e doenças tireoidianas e alterações genéticas. Estima-se que 20 a 30% das pacientes com FOP tenham uma doença auto-imune concomitante. A associação mais forte é com distúrbios tireoidianos.

 

O diagnóstico na maioria das vezes é realizado pelas queixas do paciente, que pode apresentar sintomas de climatério (calorões ou fogachos, alterações de humor, ressecamento vaginal, irregularidade menstrual). Além disto, é necessário realizar exames complementares de sangue, que podem confirmar a suspeita (quando o FSH for superior à 25mUI/ml ou a dosagem do AMH for inferior a 1 ng/ml)

 

Infelizmente ainda não há recursos para afirmar quem é a paciente que vai apresentar a FOP, porém as pacientes que desejam engravidar, podem lançar mão de recursos diagnósticos para realizar a avaliação da reserva ovariana, podendo assim saber como está seu potencial reprodutivo. As formas de tratamento podem variar de acordo com a evolução dos sintomas e/ou a presença de doença associada.

 

Esperamos ter esclarecido um pouco o que é FOP. Comunique seu médico em caso de dúvidas ou presença dos sintomas associados a FOP

 

Este texto tem caráter educativo e não se destina para fins de diagnóstico ou tratamento.

Compartilhe:

Veja também:

Vida sexual fiv

Vida sexual durante a FIV: o que é permitido e o que deve ser evitado?

A fertilização in vitro (FIV) é um dos tratamentos mais eficazes da reprodução assistida, mas também é um processo que exige atenção, cuidados específicos e equilíbrio emocional. Entre as dúvidas mais comuns dos casais está a vida sexual durante o tratamento: afinal, é permitido ter relações? Existem riscos? A resposta

Reprodução assistida para casais homoafetivos

Reprodução assistida para casais homoafetivos: como tornar o sonho realidade

A reprodução assistida tem sido uma importante aliada para casais homoafetivos que desejam formar uma família. Com os avanços da medicina e o fortalecimento dos direitos reprodutivos no Brasil, o sonho da maternidade e paternidade LGBTQIA+ é cada vez mais possível e acolhido. Hoje, homens e mulheres em relações homoafetivas

Como_a_endometriose_afeta_a_fertilidade_e_como_tratar

Como a endometriose afeta a fertilidade e como tratar

A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina, afetando cerca de 30% a 50% das mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar. Apesar de ser uma doença crônica e dolorosa, hoje existem tratamentos eficazes que permitem preservar a fertilidade e alcançar a gestação. Com diagnóstico precoce e acompanhamento especializado,