Hoje vamos responder uma pergunta frequente entre as mulheres.
Dr. Meus ovários podem envelhecer mais rápido que eu?
Para entendermos melhor esta pergunta devemos lembrar que a idade cronológica (data que você nasceu), nem sempre corresponde a sua idade biológica (idade que seus órgãos aparentam). Diversos fatores podem influenciar nesta diferença entre as idades, como, tabagismo, stress, uso de medicamentos, consumo exagerado de café ou cafeína, doenças e hábitos de vida.
Especificamente ao ovário, existe uma entidade chamada Falência Prematura de Ovário (FOP), que é caracterizada pela perda prematura (antes dos 40 anos de idade) de função do ovário.
Esta perda de função tem implicações clínicas para a mulher, visto que pode afetar seu potencial reprodutivo, diminuindo a capacidade de gerar uma gravidez.
Em alguns casos, a FOP pode se manifestar mesmo antes dos 35 anos de idade. As causas mais comuns para esta FOP são: História familiar de FOP; Uso de quimioterapia; associação com Vitiligo e doenças tireoidianas e alterações genéticas. Estima-se que 20 a 30% das pacientes com FOP tenham uma doença auto-imune concomitante. A associação mais forte é com distúrbios tireoidianos.
O diagnóstico na maioria das vezes é realizado pelas queixas do paciente, que pode apresentar sintomas de climatério (calorões ou fogachos, alterações de humor, ressecamento vaginal, irregularidade menstrual). Além disto, é necessário realizar exames complementares de sangue, que podem confirmar a suspeita (quando o FSH for superior à 25mUI/ml ou a dosagem do AMH for inferior a 1 ng/ml)
Infelizmente ainda não há recursos para afirmar quem é a paciente que vai apresentar a FOP, porém as pacientes que desejam engravidar, podem lançar mão de recursos diagnósticos para realizar a avaliação da reserva ovariana, podendo assim saber como está seu potencial reprodutivo. As formas de tratamento podem variar de acordo com a evolução dos sintomas e/ou a presença de doença associada.
Esperamos ter esclarecido um pouco o que é FOP. Comunique seu médico em caso de dúvidas ou presença dos sintomas associados a FOP
Este texto tem caráter educativo e não se destina para fins de diagnóstico ou tratamento.